O Pluralismo Religioso – O desafio de acolher a diferença



Apresentação

Vivemos num mundo onde a pluralidade de religiões é evidente, o que não nos permite mais a ignorância e nem a indiferença frente a essa realidade. A convivência com outras religiões nos tem feito perceber que por mais distintas das nossas que sejam suas ideias, esperanças e práticas, todas elas remetem ao mesmo Mistério que a todos nos fundamenta e envolve.

Eu sei que tal aproximação tem nos levado a repensar profundamente todos os nossos temas fundamentais, inclusive nossa cristologia tradicional, já que o que une as religiões é o tema de Deus, e por aí que devemos começar nosso diálogo interreligioso.

Creio na manifestação de Deus em Cristo, e de como a encarnação nos remete a salvação de Deus na história humana, e por isso mesmo que não posso negar a presença transbordante do Espírito em outras figuras de outras religiões que tem elevado a consciência de muitos em relação à Graça e o Amor Divino.

Baseado nisso é que decidi compartilhar com aqueles que andam comigo deste tema, mesmo sabendo dos desafios que ele nos traz. Porém, sempre estive disposto a reconstruir minhas crenças se houvesse necessidade, pois sei que só poderei realmente dialogar com o outro se começar a questionar a mim mesmo, e conceber a relatividade das minhas crenças. Assim, aceito o risco de mudança, de conversão, de alteração de meus modelos.

Sei que a maioria que crítica tal postura de diálogo nada conhece das outras religiões, está cheia de preconceitos, negando a salvação fora do seu ambiente religioso, tentando converter os homens aos seus credos. O cristianismo sempre se colocou fora do grupo das religiões, afirmado que somente nela estava a revelação de Deus, fazendo disso sua grande estratégia religiosa.

Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, ou mesmo se abrir sinceramente para o diálogo interreligioso, na promoção da paz, da justiça e da alegria que é o Reino, sinta-se convidado a estar conosco nos domingos às 9h00min, na nossa reunião da Estação do Caminho em Fortaleza.
 
Endereço: Mucuripe, Rua Coronel Manoel Jesuíno, 112 – Associação Curumins, próxima a igreja Nossa Senhora da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SANTIDADE SEGUNDO JESUS

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO DA ESTAÇÃO DO CAMINHO

O que é o Caminho da Graça?